Dentes perfeitos

Já ouviu falar de facetas dentais e lentes de contato dentais? Elas têm aparecido cada vez mais na mídia e nas redes sociais de celebridades e influenciadores digitais, que têm recorrido à elas para deixarem seus dentes mais bonitos. As facetas dentais e lentes de contato dentais são uma excelente opção por serem capazes de transformar drasticamente o sorriso num espaço de tempo relativamente curto.

Mas o que são facetas dentais?

Lente de contato dental
Faceta dental

As facetas dentais são revestimentos finos (também chamados de laminados) que são colocados sobre a parte anterior (frontal) do dente mudando a forma e a cor da superfície dentária. Podem ser feitas de porcelana (cerâmica) ou resina composta e são usadas para corrigir uma ampla variedade de problemas dentais, como:

  • Dentes com alterações na cor ou que estão manchados e não podem ser clareados pelo procedimento de clareamento dental.
  • Dentes fraturados, lascados ou desgastados.
  • Dentes tortos ou deformados.
  • Diastemas: espaço extra entre dois ou mais dentes e normalmente observado nos dois dentes frontais

As lentes de contato dental nada mais são do que facetas dentais ultrafinas, com espessura de 0,2 a 0,5 milímetros, que geralmente necessitam de menos desgaste do esmalte dentário para serem colocadas.

Lente de porcelana
Lente de contato

Tanto as facetas dentais como as lentes de contato dental podem ser feitas de porcelana (cerâmica) ou de resina composta. Cada um desses materiais tem vantagens e desvantagens que devem ser discutidas com o seu dentista para a melhor decisão possível.

Facetas de porcelana

Uma faceta de porcelana é uma concha fina de material cerâmico feita sob medida em um laboratório de prótese dental para encaixar no dente. Elas apresentam características próprias, vantagens e desvantagens em relação às facetas de resina que vamos explorar adiante.

Faceta de porcelana

Benefícios das facetas de porcelana:

  • São geralmente mais resistentes do que as de resina.
  • São mais duradouras, ou seja, podem durar décadas na boca do paciente.
  • Elas têm uma aparência mais natural.
  • Não mancham facilmente.

Passos para colocar facetas de porcelana:

  • Para preparar os dentes, o dentista geralmente remove uma pequena quantidade de esmalte da frente e nas laterais dos dentes. Isso abre espaço para as facetas, que recobrirão os dentes naturais.
  • O dentista faz uma impressão, ou molde, dos dentes preparados. Ele também decide junto com o paciente sobre a cor do que será mais apropriada para o seu sorriso.
  • O molde é enviado para um laboratório dentário de próteses que fabrica as facetas de porcelana sob medida para seus dentes. Isso pode levar vários dias. Enquanto isso, o dentista pode fornecer facetas provisórias para você usar.
  • Na próxima visita, o dentista coloca as facetas nos dentes e verifica o ajuste e a forma. Após todos esses ajustes, os dentes são limpos e as facetas são coladas no dente.
  • Outras alterações podem ser feitas em uma consulta posterior.

Facetas de resina composta

resina composta é um material usado na odontologia com a finalidade de restaurar (estética e funcionalmente) os dentes. Sua aplicação é bem ampla, podendo ser usado para mudar a forma dos dentes, restaurar dentes fraturados, preencher cavidades provocadas pela cárie e minimizar imperfeições do esmalte dentário. As facetas de resina composta são feitas no próprio consultório e moldadas pelo dentista diretamente sobre os dentes do paciente.

Faceta dental
Faceta de resina composta

Benefícios das facetas de resina composta:

  • Geralmente é necessário remover menos esmalte dos dentes do que nas facetas de porcelana.
  • Pode significar menos visitas ao dentista – às vezes a realização dessas facetas leva apenas uma consulta.
  • Custam menos do que facetas de porcelana.
  • São fáceis de corrigir se forem danificadas. Embora as facetas de resina geralmente não sejam tão fortes ou resistentes ao desgaste quanto as facetas de porcelana, essas facetas podem ser reparadas com facilidade e rapidez.

Etapas para colocar facetas de resina composta:

  • Depois que os dentes são preparados ou remodelados, o dentista esculpe diretamente na boca do paciente o resina composta usando a cor que é mais apropriada para você.
  • Uma luz especial (fotopolimerizador) é usada para endurecer a resina e colá-la aos dentes.
  • As facetas são alisadas e polidas para parecerem dentes naturais

 Antes de colocar as facetas

Seus dentes e gengivas devem estar saudáveis ​​antes de colocar as facetas. O seu dentista pode tratar qualquer doença ou cárie existente, além de realizar uma limpeza dental completa.

As facetas e lentes de contato nem sempre são uma boa opção para os pacientes que apertam ou trincam os dentes, porque as facetas podem lascar ou quebrar. Se você cerrar ou trincar os dentes, seu dentista poderá sugerir que você use uma placa protetora noturna enquanto dorme.

Embora o dentista remova o mínimo de esmalte possível para as facetas, o processo não pode ser desfeito depois que o esmalte é removido.

É possível que os laminados se soltem com o tempo. Nesse caso, novos poderão ser necessários.

Como em todo o seu atendimento odontológico, discuta todas as suas expectativas e opções de tratamento com seu dentista. Visitas regulares ao dentista são essenciais para manter os dentes e gengivas saudáveis.

Depois de colocar as facetas

As facetas dentais podem lascar ou quebrar sob pressão. Evite roer as unhas e mastigar objetos duros, como lápis ou gelo.

Pode levar alguns dias para você se acostumar com a sensação dos seus laminados. Mas informe o seu dentista se a sua mordida não parecer natural logo após a aplicação do laminado. Ele ou ela irá corrigir qualquer problema antes de você sair do consultório.

Mantenha os dentes e gengivas limpas escovando e passando fio dental todos os dias. Você ainda pode obter cáries por baixo ou ao redor de facetas.

Ainda tem dúvidas?

Ficou alguma dúvida?

Entre em contato com nossa equipe e agende sua consulta! Estamos sempre à disposição!